Oolong, o chá azul

O Oolong ou chá azul é o chá que, em termos de oxidação, sabor e cafeína, fica entre o chá verde e o chá preto. Mas por que chá azul? E como ele pode ajudar na sua saúde?

Hoje vamos falar sobre o Oolong, também conhecido como chá azul! O líquido não é azul viu? Se você encontrar um Oolong que fique azul na xícara ele tem algum corante. Mas por que chá azul? Há algumas controvérsias sobre o assunto.

Na China, o Oolong é conhecido como Qing Cha e a palavra qing se refere às cores da natureza. Nesse caso poderia ser traduzida para o verde, por causa das plantas ou para o azul, por causa dos oceanos e do céu. Para não confundir com o chá verde, a opção teria sido se referir ao Oolong como chá azul. Outra explicação vem do fato do Oolong ser parcialmente oxidado, então a folha fica metade um tom de verde e metade um tom de preto. A mescla dessas cores resulta num tom de azul marinho. Por isso chá azul.

O Oolong também vem da Camellia sinensis e é o chá que fica entre o verde e o preto, em termos de sabor e cafeína. Isso se dá por conta da forma como é colhido e processado. Os oolongs são chás parcialmente oxidados, podendo ser 20% oxidados (mais próximos do verde) ou até 80% oxidados (mais próximos do preto).

shutterstock_522718252

Ervas de Oolong

Os Oolongs da Moncloa são super especiais e seguem a mais antiga forma de produção, com colheita manual e todas as folhas enroladas manualmente. Por isso, quando você abre os nossos Oolongs, você encontra pequenas esferas de folhas da Camellia sinensis. Especial né? Eles também têm um nível de oxidação menor e isso você identifica pela coloração amarelada/esverdeada.

Como se não bastasse, esse chá é cheio de propriedades benéficas para a saúde. É antioxidante, ajuda a diminuir o colesterol, é bom pra pele, para os dentes, para ajudar em dietas de emagrecimento,or aí vai. Ele também é uma delícia!

Na Moncloa você pode encontrar em duas versões, ambas em embalagens azuis. O Oh Berry é um blend de Oolong com framboesas que fica incrível tanto quente, quanto gelado, além de ser rico em sais minerais e vitaminas. Entre suas propriedades está acelerar o metabolismo, ser estimulante, antioxidante natural e adstrigente.

Para os fãs de uma bebida mais cítrica, o Blue Lime é a versão com limão. Rico em flavonóides, é naturalmente estimulante e antioxidante, além de purificar o organismo. É ideal para ser consumido logo pela manhã para melhorar a imunidade. Vamos começar o dia com um chá azul?

Leia também

Equipe Moncloa Profissionais Moncloa

A equipe Moncloa é formada por profissionais de diversas áreas, são tea sommeliers, jornalistas, gestores, mas todos tem uma paixão que os une: chás. Eles trarão curiosidades, informações e as novidades mais quentinhas do mundo dos chás.

Comentários