Chás em saquinho e Chás a granel

Qual a diferença dos chás em saquinho que vemos nas prateleiras dos mercados para os chás vendidos a granel ou em embalagens especiais em lojas especializadas? A gente explica tudo pra você neste post.

Quando uma pessoa passa a se interessar mais pelo universo do chá, assim como acontece com bebidas como vinho e cerveja, ela passa a procurar variedades de maior qualidade e muitas vezes de sabores mais complexos. Com isso acaba trocando os populares chás de saquinho por chás a granel ou já embalados, porém com as folhas inteiras, em inglês denominados loose leaf. Para ninguém ter preconceito ou sair julgando os chás por aí, a gente explica o que está por trás da forma como os chás são comercializados.

shutterstock_218993863

 

Chás ortodoxos e CTCs

Já falamos aqui que tudo que é chá vem da mesma plantinha, a Camellia Sinensis, mas por que então um chá é diferente do outro? Por causa da forma de colheita e de que como a planta é processada, tratada e oxidada.

Os chás que encontramos para vender podem basicamente ser separados em dois grupos: os ortodoxos e os CTC (“Cut – Tear – Curl”). Os chás ortodoxos são elaborados pelo método tradicional no qual as folhas são colhidas e enroladas manualmente, permitindo assim a seleção de quais folhas deverão ser colhidas.

shutterstock_271403834

Em outro post, vamos explicar a diferença entre os 3 tipos básicos de colheita. Os CTC, como a própria sigla em inglês mostra, é “cortar, despedaçar e enrolar”, ou seja, um método mais barato e rápido de produzir a bebida, geralmente feito com uso de máquinas que colhem e trituram as plantas. É claro que isso tudo influencia e muito no resultado final. Os chás ortodoxos mantêm as folha inteiras ou quebradas em partes, o que conserva os óleos essenciais e ajuda a preservar o aroma, o sabor, a cor e a textura. Já a produção dos CTCs não é manual, então as folhas não são selecionadas, o que acaba fazendo com que venham muitas folhas velhas, por exemplo.

E o chá de saquinho?

Bom, como vocês já devem imaginar, a maioria dos chás de saquinho que encontramos para comprar são obtidos pelo método CTC. É só observar que o conteúdo de cada sachê é bem moído e que é impossível observar flores e frutos ali dentro.

Atenção para as exceções que são aqueles saquinhos com as ervas soltas dentro e de materiais mais transparentes como o nylon, através dos quais é possível observar as plantas. Na Moncloa inclusive tínhamos o Madam Butterfly (chá verde e pêssego) em saquinhos piramidais. Nesse caso, o chá foi obtido através do método ortodoxo e apenas armazenado em saquinhos de nylon para aqueles clientes que não abrem mão da praticidade dos sachês ou saquinhos.

Os chás da Moncloa são todos produzidos a partir do modo ortodoxo, com todo cuidado, para chegar na sua casa em sua melhor forma, qualidade e cheios de benefícios e propriedades.

Leia também

Equipe Moncloa Profissionais Moncloa

A equipe Moncloa é formada por profissionais de diversas áreas, são tea sommeliers, jornalistas, gestores, mas todos tem uma paixão que os une: chás. Eles trarão curiosidades, informações e as novidades mais quentinhas do mundo dos chás.

Comentários