Chá branco: delicadeza e saúde

O chá branco nem sempre é tão valorizado, mas deveria. Primeiro porque é especial desde a seleção das folhas e brotos. Depois porque tem sabor leve e adocicado. Em terceiro lugar porque oferece ótimos benefícios para a saúde.

Apesar de bastante conhecido, o chá branco nem sempre é tão lembrado como o chá verde ou o preto. Talvez se as pessoas soubessem tudo o que vamos contar agora sobre ele, não hesitariam em tomar pelo menos uma xícara por dia. Assim como o chá verde e o preto, o chá branco vem da infusão da Camellia sinensis.

No entanto, ele provém apenas dos brotos e das primeiras folhas da planta, folhas bem novinhas. Depois de colhidos, esses brotinhos e folhas passam por um processo de secagem em ambiente externo e interno, seu manuseio deve ser realizado com muito cuidado para que as folhas não sofram nenhum dano e venham a oxidar.

Xícara e Bule de chás brancos com chá branco

Xícara e Bule de chás brancos com chá branco

Por tudo isso podemos dizer que o chá branco é o mais delicado dos chás, além de altamente nutritivo. Se você observar as folhas de um bom chá branco, como o Classic White da Moncloa, vai ver exatamente a delicadeza das folhas colhidas a mão cuidadosamente e uma pequena penugem nos brotos. Essa penugem, chamada de tricomas ou pekoe, serve de proteção para a planta e deixam essa aparência branca-prateada na erva. São chás mais delicados, suaves, leves, com pouco corpo e cor, mas com alta complexidade. O gosto, apesar de herbal, é bem sútil, quase amendoado e a textura aveludada. Uma bebida com um processo tão especial de seleção e preparo só podia trazer enormes benefícios à saúde.

A prevenção do envelhecimento celular através da inibição dos radicais livres (chá branco faz bem pra pele!!) e o controle do colesterol estão entre os principais benefícios. Tome chá branco!! Além da versão pura, como o Classic White, é comum encontrarmos o chá branco em blends deliciosos. Exemplos? Um dos best sellers da Moncloa, o Toronto Nights (chá branco, chá verde, capim-limão, laranja, rosa mosqueta, canela e amêndoas) e o Sweet Mulberry (chá branco, papaia, maçã, amora e jasmim). Dica Moncloa: como os brotinhos são super delicados, não despeje água fervente no seu chá branco na hora da infusão. A água deve estar a cerca de 80 ºC para não queimar as folhas.

Leia também

Equipe Moncloa Profissionais Moncloa

A equipe Moncloa é formada por profissionais de diversas áreas, são tea sommeliers, jornalistas, gestores, mas todos tem uma paixão que os une: chás. Eles trarão curiosidades, informações e as novidades mais quentinhas do mundo dos chás.

Comentários