Receitas de bolo sem glúten e sem lactose

Receitas de bolo sem glúten e sem lactose criadas em parceria com a Bistro da Bibi, que preservam a beleza e a saúde de todas as mulheres.

Olá pessoal!!

Pensando em algo saudável e que harmoniza com nossos chás, decidimos fazer uma degustação diferente para celebrar o Dia da Mulher.

Através de uma parceria muito bacana, o Bistro da Bibi criou duas receitas de bolo sem glúten e sem lactose, pensando em preservar a beleza e a saúde da mulher, mas com sabor indescritível.

Foi um sucesso e como eu prometi, vou compartilhar aqui estas duas receitas que eu amei! Vale provar!

BOLO DE MATCHA, LIMÃO E LINHAÇA – SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

Ingredientes

  • 2 2/3 xícaras de farinha sem glúten
  • 2 1/2 colheres de chá de fermento
  • 1 pitada de sal rosa
  • 2 1/3 xícaras de açúcar demerara
  • 6 ovos
  • 2/3 xícara de iogurte natural lacfree
  • casca de 1 limão ralado e suco de meio limão
  • 1 colher de sopa de matcha puro em pó
  • 200g de manteiga ghee, derretida (deixe esfriar um pouco para utilizar)

Modo de Preparo
Preaqueça o forno a 180°C. Unte e polvilhe com farinha sem glúten.
Peneira juntos numa tigela a farinha, o sal e o fermento. Reserve.
Numa outra tigela grande, misture os ovos e o açúcar muito bem. Adicione o iogurte. Junte a farinha com o fermento em duas ou três adições, misturando com uma espátula somente até a farinha desaparecer na massa – não é necessário bater.
Junte então a manteiga derretida e envolva na massa até incorporar bem. Polvilhe linhaça por cima.
Leve ao forno para assar por mais ou menos 40 minutos, ou até o palito sair seco. Deixe amornar sobre uma grade e desenforme.

foto-01

Bolo de Matcha, limão e linhaça – sem glúten e sem lactose.

BOLO DE ABACAXI COM COCO E MATCHA SABORIZADO DE COCO E PÊSSEGO – SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

Ingredientes
 – 4 ovos em temperatura ambiente
– 200g de açúcar demerara orgânico
– 250g de iogurte natural lacfree
– 250g de farinha sem glúten
– 2 colheres (chá) de matcha saborizado
– 1 colher (sopa) de fermento em pó químico
– 1 colher (chá) de extrato de baunilha – 1 pitada de sal

Modo de Preparo
Preaqueça o forno a 170 ° C. Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês ou pequenas forminhas se quiser fazer bolos individuais.  Na batedeira, bata os ovos com o açúcar até que a mistura esteja clara e macia (10 minutos), adicione o iogurte, a baunilha, o sal, o matchá e misture bem.  Se a massa ficar muito densa, adicione um pouco mais de iogurte até que se tenha uma boa textura.  Diminua a velocidade da batedeira e adicione a farinha e o fermento em pó. Numa forma unte com um pouquinho de óleo de coco, ou o que tiver em casa, e salpique um pouquinho de açúcar mascavo e arrume no fundo da forma fatias ou rodelas de abacaxi ( o açúcar salpicado, serve para que na hora que o bolo estiver assando, deixe o abacaxi moreninho), jogue a massa e leve ao forno 180C por uns 30 a 40 minutos. Verifique o cozimento inserindo um palito na parte central do bolo; quando sair seco, é sinal que está assado! Deixe esfriar e desenforme.

foto-02

Bolo de abacaxi com coco e Matcha saborizado de coco e pêssego – sem glúten e sem lactose.

Leia também

Katja R. A. Guimarães Empresária / Tea Sommelier

Empresária, formada em Administração de Empresas pela FAE / MBA pela Baldwin Wallace College (Cleveland/Ohio). Empresária da área de Bem-Estar há mais de 10 anos, sócia do Grupo Tereza Zanchi. Ingressou no mundo dos chás por amor, se formou como Tea Sommelier pelo Club del Té, maior clube de chás do mundo, sendo aluna da professora Victoria Bisogno, referência na área a nível internacional. Franqueada da Moncloa Tea Boutique no Shopping Crystal, realiza cursos, palestras, eventos sociais e corporativos.

Comentários