Saúde, com prazer!

Os chás podem ser grandes aliados nos cuidados com a saúde, basta saber quais escolher e os melhores momentos e combinações para cada situação.

Escolhi no meu primeiro post falar um pouquinho sobre um dos assuntos que mais me interessa: aliar o prazer à saúde. Tem coisa melhor do que poder cuidar do organismo sem nenhum esforço e ainda sendo feliz?

Sempre tentei seguir esta filosofia na minha vida, acho que devemos nos sentir atraídos pelo que comemos e bebemos. Gosto das opções que fazem bem aos olhos e ao paladar, e acredito que os chás podem se encaixar perfeitamente nesta lista. Só para esclarecer, aqui no texto chamarei de chás todas as bebidas (chás, infusões e blends), para quem quiser saber a diferença, tem um texto no blog explicando direitinho cada um.

Os chás são ricos em substâncias conhecidas como fitoquímicos, compostos capazes de atuar no nosso corpo protegendo contra agentes agressores à saúde. Ao incluirmos os chás no nosso dia a dia, tornamos o consumo de fitoquímicos parte da nossa rotina, auxiliando nosso organismo em um processo de detox regular, mantendo nosso corpo protegido constantemente. Minha intenção, é mostrar que podemos aproveitar não só nossos momentos de lazer, mas também os de correria, para bombardear as nossas células com pequenos toques de funcionalidade!!

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Toda vez que você quiser comer aquele bolo ou doce no meio da tarde, troque o café com leite ou refrigerante zero e aproveite para acompanhar com um chá branco ou até mesmo um blend com hibiscos, laranja e canela. Alimentos com açúcar e farinhas refinadas liberam citocinas, que favorecem o processo inflamatório, os fitoquímicos presentes ajudam a combater este processo.

Pra quem costuma ter dor de cabeça a tarde, um blend com gengibre, capim santo e limão, pode ajudar muito, já que é rico em compostos fenólicos que são antiinflamatórios e antioxidantes.

E para os que não são fãs da bebida na versão quente, saibam que estudos recentes apontam o mesmo benefício nos chás gelados. E não estou falando em esperar esfriar, mas sim, em extrair os compostos em água fria, mas posso explicar melhor em outro post.

Ainda pode melhorar? Sim! Podemos usar os chás em receitinhas que ficam saborosas e saudáveis. Quer saber mais? Estou preparando vários posts onde falarei mais dos benefícios e trarei receitinhas funcionais.

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Ana Carolina Abreu Nutricionista - CRN10-1453

Nutricionista e apaixonada pela cozinha, procura unir as duas paixões na maior parte do tempo. Além do consultório, ministra workshops de culinária buscando sempre mostrar o quanto é possível unir o sabor à saúde. Presta consultoria para empresas na área da alimentação e desenvolvimento de produtos. Formada em Nutrição pela UFSC, e pós graduada em Nutrição Clínica Funcional, Fitoterapia e Nutrição Esportiva.

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