Chá verde

O chá verde é muito popular no mundo todo e no Brasil bastante difundido pelos orientais e apreciado em dietas de emagrecimento. Será que ele emagrece mesmo? O que mais pode fazer pela sua saúde?

Um dos chás mais populares no mundo, o chá verde, se popularizou no Brasil por ser servido nos restaurantes japoneses depois das refeições e também por causa das dietas para emagrecer. Mas ele emagrece mesmo? Ajuda na digestão? Ele ajuda sim a reduzir a gordura corporal e na digestão, mas tem muito mais que você precisa saber sobre essa bebida maravilhosa e tão versátil!

Descrição

Os chás verdes, em geral, são mais suaves e leves que os chás pretos, porém mais intensos e com mais corpo que os brancos. Isso porque ele também vem das folhas da Camellia sinensis, mas o processo de produção das folhas é diferente e isso influencia nas propriedades e principalmente no sabor de cada tipo de chá. As folhas do chá verde sofrem um rápido cozimento. Esse processo, chamado de fixação, impede que as folhas se oxidem ao serem enroladas (que é a etapa essencial para dar sabor ao chá). Além do solo, clima, etc. qualquer modificação no processo de transformação do chá vai conferir sabores bem distintos. Por isso podemos consumir diversos chás verdes puros, por exemplo, mas com sabores bem individuais.

shutterstock_114443047

O chá verde é termogênico, rico em antioxidantes, polifenóis e catequina, que em especial ajuda a eliminar toxinas do organismo. Essa composição é bem boa pra nossa saúde e vai ajudar no combate ao colesterol, a prevenir doenças do coração, prevenir o envelhecimento celular (ótimo para a pele!), melhorar a digestão, melhorar o humor, acelerar o metabolismo e queimar gordura.

Na Moncloa você encontra algumas variações do chá verde, como o Sencha Decaf que é descafeinado, o Morocco Mint (chá verde com hortelã-pimeta), o Anaberry (chá verde com abacaxi e morango), o Ginger Lemon (com capim-limão, limão e gengibre), o Jade Flow (com jasmim) e os matchas, que também merecem um post especial por aqui!

Texto em parceria com a nutricionista, Ana Carolina Abreu.

Leia também

Equipe Moncloa Profissionais Moncloa

A equipe Moncloa é formada por profissionais de diversas áreas, são tea sommeliers, jornalistas, gestores, mas todos tem uma paixão que os une: chás. Eles trarão curiosidades, informações e as novidades mais quentinhas do mundo dos chás.

Comentários