Masala Chai ou Chá Indiano

Vocês já ouviram falar sobre o Masala Chai? Muita gente gosta de mesclar opções de chá com leite, e este chá em especial é tradicionalmente preparado desta forma.

Olá pessoal, tudo bem? 

Vocês já ouviram falar sobre o Masala Chai? Muita gente gosta de mesclar opções de chá com leite, e este chá em especial é tradicionalmente preparado desta forma. 

Com origem na Índia, o Masala Chai, também conhecido como Chá Indiano, é um chá preparado a base de folhas de chá preto, várias especiarias e pode ser servido com ou sem leite. Super aromático, com propriedades antioxidantes e terapêuticas, tem sabor intenso e marcante.

Originalmente, na Índia, este chá não era preparado com ingredientes fixos, uma vez que era comum as famílias indianas prepararem este chá com diversos tipos de especiarias, porém obrigatoriamente, este tipo de chá deveria possuir pelo menos três ingredientes: folhas de chá preto, açúcar e especiarias diversas, como gengibre, canela, noz moscada, pimenta preta, cardamomo, entre outras.

 

cravo, canela, cardamomo

Especiarias utilizadas no Masala Chai

Quando preparado com leite era chamado de Masala Chai e quando preparado sem leite, apenas, ChaiContudo, embora existam estas pequenas diferenças de nomenclatura e composição, é normal a referência ao chá indiano ser apenas Chai, que significa chá.

 Mas hoje, não é preciso ir até a Índia para provar este sabor, já que esta tradição indiana já ganhou espaço nas mais variadas casas de chá espalhadas por nosso país.

Na Moncloa temos um blend exclusivo que remete a tradição sensorial indiana pelo mundo das especiarias, e combina o mais fino chá preto com canela do ceilão, gengibre, cravo, cardamomo e pimenta preta. Além de ser afrodisíaco, é super estimulante para o corpo e a mente, combate a fadiga e a depressão.

Vou passar aqui uma receitinha de como você pode usar este blend para preparar o seu Masala Chai ou simplesmente Chai em casa:

MASALA CHAI MONCLOA

  • 1 colher do Blend Indian Flavor Moncloa
  • 200 ml de leite
  • Temperatura da infusão: 90ºC
  • Tempo: 4 minutos

Basta aquecer o leite e deixá-lo na temperatura de 90ºC para promover a infusão. Aguardar o tempo de infusão, e servir.

Obs: Como opção, ao invés de usar o leite de vaca, pode se utilizar o leite de amêndoas, fica uma delícia! 

Gostaram da dica? Podem dar sugestões de que receitinhas vocês gostariam de saber no universo dos chás que vamos buscar para vocês!

Beijo, Katja Guimarães

Leia também

Katja R. A. Guimarães Empresária / Tea Sommelier

Empresária, formada em Administração de Empresas pela FAE / MBA pela Baldwin Wallace College (Cleveland/Ohio). Empresária da área de Bem-Estar há mais de 10 anos, sócia do Grupo Tereza Zanchi. Ingressou no mundo dos chás por amor, se formou como Tea Sommelier pelo Club del Té, maior clube de chás do mundo, sendo aluna da professora Victoria Bisogno, referência na área a nível internacional. Franqueada da Moncloa Tea Boutique no Shopping Crystal, realiza cursos, palestras, eventos sociais e corporativos.

Comentários