It’s time for an Easter Tea

Inspirações para Páscoa que remetem a tradições inglesas em preparar e servir o famoso Chá das Cinco, ou Afternoon Tea.
E porque não surpreender a família e os amigos com idéias mais saudáveis e criativas?

Olá pessoal, tudo bem?

Como sabem, sou apaixonada por chás e por tudo que o universo do chá inspira.

E como sabem, o chá aproxima as pessoas, ainda mais nesta época do ano onde a temperatura começa a cair, não é mesmo?

Nada melhor do que uma xícara de chá quentinha e aromática para acolher, acalmar, inspirar nossos corações e fazer com que estejamos junto daqueles que amamos!

E pensando sobre a Páscoa, que também é um momento de celebração familiar, imaginei uma mesa linda com um “Easter Afternoon Tea”.

Sabe que na Inglaterra é muito comum celebrar a Páscoa com esta tradição milenar?

Para quem não sabe, no final do século XIX,  o chá se propagou no continente europeu, especialmente nas grandes cidades. Na França surgiram os salões de chá, na primeira metade do século XX, onde as damas da sociedade se reuniam para degustar o “famoso” chá das cinco, que além de chá, passaram a servir também café, chocolate quente, drinques leves, saborosos petit-fours, sanduíche croque-monsieur, etc.

 

shutterstock_130924721

O Chá das Cinco (Afternoon Tea) é uma tradição inglesa desde o séc. XV, mas foi com a Duquesa de Bedford, em 1840, que o costume real das tardes ganhou notoriedade chegando às mesas da aristocracia inglesa. A partir daí, elegantes Casas de Chá se espalharam pela Inglaterra e esta tradição impera até os dias de hoje, sendo usada em diversas ocasiões, inclusive para celebrar datas festivas.

Além de ser uma tradição linda, é uma forma de celebrar mais saudável e promove um hábito saudável dentro da família.

Para um “Afternoon Tea”, a mesa pode ser decorada de acordo ao gosto do anfitrião da casa, pode se utilizar uma porcelana clássica para a montagem da mesa, e sempre lembrar que na tradição inglesa se servem pedaços de torta ou monoporções de tortas variadas e mini sanduíches para harmonizar os quitutes com o Chá. Também podem ser servidos pães variados, geleias, manteiga, mel, bolos e muffins.

Para uma boa harmonização com os doces, eu sugiro o clássico Earl Grey, que é um chá preto com sabor de Bergamota composto das folhas da Camellia Sinensis ao aroma natural da Bergamota e recria as ricas tradições inglesas.

É uma forma elegante, original e saudável para receber a família e os amigos na Páscoa, e com certeza encantar!

Em anexo selecionei algumas fotos com ideias de como você pode ser criativo na sua Páscoa!

Espero que tenham gostado, XOXO

Leia também

Katja R. A. Guimarães Empresária / Tea Sommelier

Empresária, formada em Administração de Empresas pela FAE / MBA pela Baldwin Wallace College (Cleveland/Ohio). Empresária da área de Bem-Estar há mais de 10 anos, sócia do Grupo Tereza Zanchi. Ingressou no mundo dos chás por amor, se formou como Tea Sommelier pelo Club del Té, maior clube de chás do mundo, sendo aluna da professora Victoria Bisogno, referência na área a nível internacional. Franqueada da Moncloa Tea Boutique no Shopping Crystal, realiza cursos, palestras, eventos sociais e corporativos.

Comentários